Sete dicas para ter sucesso na Internet

Vendas on-line não param de crescer no Brasil, mas é preciso ter estratégias bem definidas.

Assim que surgiu o e-commerce, as empresas encontraram uma possibilidade de vender produtos e serviços para qualquer pessoa no mundo. As lojas virtuais já vendem tanto serviços quanto objetos simples. Mas, apesar de não haver um ponto físico, abrir uma loja virtual exige investimento de tempo e de dinheiro, para que seja lucrativa e sustentável.

   Segundo uma pesquisa realizada, sete em cada dez brasileiros já fazem compras pela internet.  Os e-commerces brasileiros arrecadaram um total de R$ 19,6 bilhões, alem disso o número de compradores ativos aumentou.

     Apesar de estarmos engatinhando, mais de 58 milhões de brasileiros realizaram pelo menos uma compra online e é neste cenário que os pequenos negócios encontram possibilidades.

    O que siginifica um e-commerce de sucesso? Ter os canais de  venda conectados ( loja virtual, loja física, marketplace, social e-commerce, outros canais de de venda); construir uma gestão eficiente ( inventario, pedidos, clientes pagamentos, logistica estatísticas, marketing e experiência do e-commerce; e traçar uma estratégia clara para faturamento lucro.

    Ainda existem três alavancas que auxiliam os empreendedores que querem melhorar a sua loja virtual: gerar visitas , aumentar conversão e otimizar a experiência pós vendas. Mas, para isso, os pequenos negócios precisam encontrar os melhores canais de aquisição, de acordo co seu público. No mercado há várias opções:  Google Ads, Facebbok/ Instagran Ads, Influencers, SEO, Social,  Content Marketing, imprensa, Grupos de whatsapp, loja física, parcerias.

Confira dicas preciosas para você fazer seu e-commerce decolar.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

EXPERIÊNCIA DO SEU CLIENTE

Desenhe a jornada, fale com o seu cliente, realize pesquisas e busque seus concorrentes. Mas não copie tudo o que eles fazem. Busque o seu diferencial para não ser mais um.

PAGAMENTOS

Avalie o custo por transação, parcelamento e antecipação. Analize também a melhor experiência para o seu cliente. Compare na prática e sempre tenha backup para saber se está indo bem.

LOGÍSTICA

Lembre-se que seu cliente pode ser seu vizinho ou estar a milhares de quilômetros da sua loja. Comece pela sua cidade. Uma dica: frete grátis para eliminar o maior gargalo do –commerce no Brasil ou para compras acima de algum valor, promoções  etc. tenha uma politica de troca ou devolução bem definido.

DESIGN

Mantenha a identidade do seu negócio. Customize, mas não abra mão da performance. Pense nas plataformas mais acessadas: o mobile já representa 75% de tráfego e 65% de conversão.

PRODUTOS

Se o catálogo for grande, inicie com os principais produtos. Invista em imagens de excelente qualidade, fotos com fundo branco, perspetiva de detalhes. Utilize descrição criativas, completas e exclusivas. Incentive reviews.

EQUIPES E ROTINA

Descreva os principais pilares da sua operação de e-commerce e as pessoas que cuidarão dele. Estabeleça uma rotina, descreva a lista de tarefas diárias, semanais e mensais, definindo responsáveis por elas e as métricas atreladas a elas.

TEST-DRIVE

Compartilhe com amigos e colegas e solicite feedback ou veja eles navegando no seu e-commerce, sem dar indicações. Comece com campanhas pequenas. Oferta atendimentos pelo Whatsapp.

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